BRB trocou comando de comitê de auditoria às vésperas de operação com Master
BRB altera comitê de auditoria antes de compra do Banco Master, com Marcelo Talarico assumindo a presidência. A mudança gera preocupações no mercado sobre a natureza da operação e sua relação com a gestão pública.
BRB muda comando do comitê de auditoria em meio à compra de participação do Banco Master.
O Banco de Brasília (BRB) anunciou a troca de comando do seu comitê de auditoria, com a liderança agora a cargo de Marcelo Talarico. Ele assumiu em 25 de março, três dias antes da aprovação da aquisição de 58% do capital total do Banco Master por aproximadamente R$ 2 bilhões.
A mudança ocorreu devido a motivos pessoais do ex-presidente, Reinaldo Busch Alves Carneiro, que tinha mandato até 2026. Com a nova estrutura, Talarico terá mandato de três anos e sua entrada foi aprovada pelo próprio conselho, em 28 de fevereiro.
Esse movimento gerou preocupação no mercado, visto que a aquisição foi vista mais como uma ação política do que técnica. O BRB, por sua vez, afirmou que a troca no comitê e a operação com o Master não estão relacionadas. A instituição esclareceu que Carneiro deixou o cargo por não ser mais membro do conselho, conforme o estatuto exige.
O comitê de auditoria é responsável por supervisionar as atividades internas e auditorias externas, além de monitorar a qualidade das demonstrações financeiras e avaliar exposições de risco.
Até o momento, nem Talarico nem Carneiro se pronunciaram sobre a situação. Recentemente, Talarico elogiou a gestão do atual presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, em suas redes sociais.