BRDE assina acordo de 120 milhões de euros com agência francesa
A nova parceria entre BRDE e AFD visa impulsionar o desenvolvimento sustentável no Sul do Brasil. Os financiamentos abrangerão diversas iniciativas, desde agricultura até gestão de desastres.
BRDE e AFD firmam parceria histórica
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou, nesta sexta-feira, uma parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), garantindo 120 milhões de euros em crédito. Esta é a maior operação entre as duas instituições.
Os recursos serão utilizados para financiar iniciativas em:
- Cidades e agricultura sustentável
- Geração de energias limpas e renováveis
- Uso racional e eficiente da água
- Gestão de resíduos e reciclagem
A linha de crédito terá carência de até três anos e atenderá projetos de diversos portes, incluindo empresas, cooperativas, setor público e micro e pequenas empresas.
Durante a assinatura, o diretor-geral da AFD, Rémy Rioux, destacou a importância da operação para fortalecer a resiliência da região Sul, especialmente após as inundações do último ano.
A assinatura ocorreu no Fórum Econômico Brasil-França em Paris, com a presença do diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior. A parceria também apoiará áreas como educação, saúde e preservação cultural.
Desde 2018, as instituições já formalizaram 340 milhões de euros em financiamentos, incluindo contratos anteriores de 50 milhões (2018), 70 milhões (2020) e 100 milhões de euros (2022).