HOME FEEDBACK

Brescia declara falência por dívida de R$ 18 mi; clube revelou Guardiola

Brescia Calcio encerra sua história de mais de um século em meio a graves problemas financeiros e rebaixamento. Com dívidas superiores a 2,5 milhões de euros, clube não consegue se registrar para a próxima temporada e corre risco de expulsão do futebol profissional italiano.

Brescia Calcio, clube italiano fundado em 1911, declarou falência oficialmente em 09.jun.2025.

A instituição, que já teve jogadores notáveis como Roberto Baggio, Andrea Pirlo e Pep Guardiola, não conseguiu quitar uma dívida de 2,5 milhões de euros (R$ 18 milhões), segundo o jornal The Sun.

Com o colapso financeiro, o clube não poderá se registrar para disputar a Série C italiana na temporada 2025-2026, correndo o risco de expulsão do futebol profissional.

Após começar a atual temporada na Série B, o Brescia enfrentou problemas econômicos e desempenho insuficiente.

A crise se intensificou com a punição de 4 pontos por irregularidades financeiras, contribuindo para o rebaixamento à 3ª divisão. Sob a gestão de Massimo Cellino, o clube não se recuperou e falhou em atender os requisitos para a próxima temporada.

A falência impacta diretamente os torcedores na Lombardia, região onde o clube está localizado. Apesar de sua última participação na elite do futebol italiano ser em 2020, o Brescia permanece uma instituição tradicional.

Esse cenário reflete as dificuldades financeiras mais amplas no futebol italiano, onde também a SPAL não participará da Série C, mesmo após receber investimentos de 50 milhões de euros nos últimos 4 anos.

Na melhor das hipóteses, com a não inscrição para a Série C, o Brescia poderá disputar competições amadoras se conseguir se reorganizar financeiramente.

O clube, sediado na cidade de Brescia, na região norte da Itália, construiu sua história ao longo de mais de um século no futebol italiano.

Leia mais em poder360