Brics criticam tarifas e protecionismo dos EUA e defendem ‘resposta conjunta’ às tensões atuais
Reunião do Brics discute impactos das tarifas dos EUA e reforça apoio ao multilateralismo. Grupo enfatiza a necessidade de uma resposta unificada às tensões comerciais e defende o livre-comércio.
Reunião do Brics: No domingo (11), países do Brics realizaram uma reunião especial do Grupo de Contato de Comércio e Economia, presidida pelo Brasil.
Foco da Reunião: O encontro, por videoconferência, abordou a resistência ao unilateralismo e protecionismo comercial, especialmente em resposta às tarifas dos EUA.
Preocupações expressas: Os membros do Brics manifestaram “sérias preocupações” sobre os impactos das medidas unilaterais na economia global, principalmente no Sul Global.
Ação conjunta: O grupo defendeu uma “resposta conjunta” e sugeriu coordenação nas próximas reuniões de Ministros de Comércio do Brics.
Crítica à política americana: A China criticou as tarifas dos EUA, alegando que violam princípios da OMC e prejudicam o comércio multilateral.
Compromisso da China: O governo chinês manifestou disposição em trabalhar com os membros do Brics para enfrentar os efeitos das medidas dos EUA e pediu apoio ao livre comércio.
Apelo final: A nota conclui pedindo que os países do Brics evitem restrições comerciais e promovam a cooperação econômica e comercial para beneficiar suas populações.
Com informações do Estadão Conteúdo - Publicado por Fernando Dias