Brics não nasceu para afrontar ninguém, diz Lula
Lula defende o Brics como um modelo de cooperação e solidariedade, ressaltando sua intenção de promover o desenvolvimento de países em dificuldades. A declaração veio em resposta a ameaças de Donald Trump sobre tarifas comerciais dirigidas a nações que se alinham ao bloco.
Lula defende Brics após ameaças de Trump
Nesta segunda-feira (7.jul.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brics não foi criado para "afrontar ninguém".
A declaração surgiu após o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçar aumentar em 10% as tarifas sobre produtos de países alinhados às políticas antiamericanas do Brics.
Lula mencionou que o Brics busca um modelo político mais solidário e voltado para o desenvolvimento de países mais pobres, ao finalizar a cúpula de chefes de Estado realizada no Rio de Janeiro.
Ele destacou que o bloco representa um novo jeito de fazer multilateralismo, enfatizando que não deseja viver em um mundo tutelado.
Antes de Lula, o chanceler Mauro Vieira elogiou a cúpula, afirmando que o Brics traz soluções para um mundo caótico e ressaltou a necessidade de reforma da governança global.
Vieira também destacou que o grupo pretende aumentar o comércio entre seus países em moedas locais para reduzir custos no comércio internacional.
Assista à íntegra da entrevista de Lula a jornalistas: (45min40)