Buffett expande investimentos no Japão e eleva participação para 9,3%
Aumento da participação da Berkshire Hathaway gera expectativa no mercado japonês, mas analistas apontam para possíveis limitações devido a incertezas globais. Com a ampliação, Warren Buffett pode trazer uma nova dinâmica ao cenário acionário em meio a quedas dos índices no Japão e nos EUA.
Berkshire Hathaway ampliou sua participação nas principais empresas de trading do Japão, gerando expectativa no mercado acionário de Tóquio.
Documentos enviados ao Ministério das Finanças do Japão revelaram que a Berkshire elevou sua participação média nas empresas Mitsubishi, Marubeni, Mitsui, Itochu e Sumitomo para cerca de 9,3%.
Warren Buffett já havia indicado que as tradings aceitaram “relaxar moderadamente” o limite de 10% para sua participação, possibilitando novas aquisições.
Embora as compras de 2020 e 2023 tenham impulsionado o mercado, analistas alertam para um impacto limitado devido às incertezas globais e tarifas comerciais.
Yugo Tsuboi, do Daiwa Securities Group Inc., afirmou: “Pode não ter o mesmo impacto de anos anteriores”. No entanto, a expectativa de crescimento no médio e longo prazo é reforçada por execuções de conversa de colaborações entre as empresas.
O aumento da participação acontece em um momento de fraqueza no índice Nikkei, que caiu mais de 6% neste ano, enquanto investidores especulam sobre os próximos passos de Buffett após a venda de um título multisseriado de ¥281,8 bilhões.
Abaixo, as novas participações da Berkshire nas empresas:
- Mitsui & Co.: 9,82% (antes 8,09%)
- Mitsubishi Corp.: 9,67% (antes 8,31%)
- Sumitomo Corp.: 9,29% (antes 8,23%)
- Itochu: 8,53% (antes 7,47%)
- Marubeni: 9,30% (antes 8,30%)
Fonte: Bloomberg L.P.