Bukele critica Maduro por investigação da Procuradoria venezuelana contra ele
Bukele defende sua postura em relação à imigração enquanto é alvo de investigação na Venezuela. Acusações de abusos contra imigrantes venezuelanos geram tensões entre Salvador e Maduro.
Presidente salvadorenho, Nayib Bukele, criticou o governo da Venezuela na segunda-feira (21).
A crítica veio após a Procuradoria-Geral da Venezuela abrir uma investigação contra Bukele por supostos abusos contra imigrantes venezuelanos.
Na sexta-feira, 252 imigrantes venezuelanos foram repatriados em uma troca de prisioneiros entre Washington e Caracas. Em contrapartida, a Venezuela libertou dez cidadãos americanos e aproximadamente 80 presos políticos.
O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, anunciou a investigação, acusando Bukele e outros de crimes contra a humanidade. Os imigrantes teriam enfrentado abusos e torturas enquanto estiveram em El Salvador.
Bukele afirmou que o regime Maduro estava satisfeito com o acordo de troca e criticou a indignação das autoridades venezuelanas como uma reação à percepção de perda de poder.
Segundo Saab, os imigrantes que retornaram sofreram episódios de abusos sexuais, espancamentos e condições desumanas. Após depoimentos, eles serão reunidos com suas famílias e receberam novos documentos de identidade.
Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias