HOME FEEDBACK

Bukele justifica a detenção de 1,5% da população de El Salvador; ‘redução da criminalidade’

Bukele defende sua política de encarceramento como necessária para a queda da criminalidade, mesmo diante de críticas e alegações de abusos. A estratégia gerou polêmica internacional, com denúncias de prisões indiscriminadas e violações de direitos humanos.

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, ironiza críticas ao seu governo ao compartilhar um meme do Universo Cinematográfico da Marvel em seu perfil no X (antigo Twitter).

Ele justifica o número elevado de mais de 100 mil salvadorenhos presos como o custo para a redução de 98% da criminalidade no país.

No post, Bukele menciona que 1,5% da população foi presa, com mais da metade em reabilitação: "As pessoas reclamam... quando, inclusive, mais da metade deles estão em reabilitação".

El Salvador possui a maior taxa de encarceramento do mundo. O governo, em estado de emergência, permite prisões sem mandado, resultando na detenção de cerca de 87 mil pessoas acusadas de envolvimento com gangues.

Segundo Bukele, aproximadamente 8 mil inocentes foram libertados, mas grupos de direitos humanos afirmam que milhares ainda permanecem presos e denunciam torturas e mortes nos cárceres.

Nas últimas três décadas, mais de 200 mil salvadorenhos foram mortos devido à violência de gangues, conforme dados do governo.

Leia mais em estadao