HOME FEEDBACK

Busca por crédito no País sobe 1% em maio ante abril, diz Neurotech

Demanda por crédito no Brasil cresce 1% em maio, com destaque para o setor financeiro. Apesar da queda em relação ao ano anterior, projeções para 2025 permanecem otimistas.

Crescimento da demanda por financiamento no Brasil foi de 1% em maio de 2025 em relação a abril, conforme o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). No entanto, houve uma queda de 0,6% em comparação com maio de 2024.

O setor financeiro teve o maior aumento na busca por crédito, com crescimento de 25% em relação ao ano passado. O varejo também teve alta de 9%.

Natália Heimann, da Neurotech, afirma que, apesar do recuo, as perspectivas para o setor de crédito em 2025 ainda são positivas. A queda não preocupa, pois é considerada de pouco impacto e ocorre em um cenário de aumento na procura por crédito.

O Banco Central elevou para 8,5% sua projeção de crescimento do crédito para 2025. A maior retração na demanda por financiamento registrada em maio foi nas médias empresas, com queda de 29%.

Em contrapartida, o crédito para pequenas empresas cresceu 37,7%, enquanto microempresas tiveram aumento de 9%.

A Neurotech enfatiza que o INDC mede o apetite do consumidor pelo crédito e que nem todas as solicitações resultam em concessão, dependendo de fatores como perfil do solicitante e apetite ao risco das instituições financeiras.

Leia mais em infomoney