Buscas por brasileira em vulcão na Indonésia foram retomadas, diz Itamaraty
Equipes de resgate intensificam busca pela turista brasileira que despencou em trilha remota. Itamaraty e embaixada do Brasil na Indonésia estão ativamente envolvidos nas operações e monitoramento da situação.
Itamaraty retoma buscas por turista brasileira no Mount Rinjani, na Indonésia, neste domingo (22.jun.2025). A operação foi interrompida durante a manhã por conta do mau tempo.
A publicitária Juliana Marins, de 26 anos, natural de Niterói (RJ), sofreu a queda na sexta-feira (20.jun.2025), em um ponto de difícil acesso, a cerca de 300 metros da trilha principal do vulcão.
A atividade foi organizada por uma agência local durante uma viagem de Juliana pela Ásia, que começou no final de fevereiro. O Itamaraty informa que dois funcionários da embaixada brasileira em Jacarta estão acompanhando as buscas, após a família de Juliana recorrer à autoridade diplomática.
O embaixador do Brasil em Jacarta entrou em contato com autoridades locais, incluindo o Diretor Internacional da Agência de Busca e Salvamento da Indonésia. Eles estão acompanhando o andamento dos trabalhos.
Nota do Itamaraty:
- “Equipes da Agência de Busca e Salvamento da Indonésia iniciaram o terceiro dia do esforço de resgate.”
- A turista teria caído de um penhasco na trilha junto à cratera do vulcão.
- A embaixada mobilizou autoridades locais para enviar equipes de resgate à área remota do vulcão, a cerca de quatro horas do centro urbano mais próximo.
- Condições meteorológicas dificultaram as buscas no dia anterior.
- O Ministro das Relações Exteriores também iniciou contatos com o governo indonésio para reforçar as buscas.