Butantan inicia testes de vacina brasileira contra gripe aviária
Instituto Butantan avança com vacina contra gripe aviária em meio a primeiro caso registrado no Brasil. Testes envolverão 700 voluntários de diferentes estados, com acompanhamento detalhado.
Instituto Butantan dará início a testes clínicos em humanos para a 1ª vacina brasileira contra a gripe aviária, após autorização da Anvisa.
O imunizante é desenvolvido em São Paulo. Na última sexta-feira (16.mai.2025), o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou o primeiro caso do vírus em criação comercial de galinhas no Brasil, em uma granja em Montenegro, RS.
Esses casos estavam limitados a aves silvestres até agora. O governo informou que "a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos".
O desenvolvimento do imunizante responde à circulação do vírus na região, com novas variantes surgindo a partir de 2022. Desde então, houve mortes de aves e mamíferos aquáticos.
Para os testes clínicos, o Butantan seleciona 700 voluntários em Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Os participantes serão divididos em:
- Pessoas entre 18 e 59 anos
- Indivíduos com mais de 60 anos
Entre cada 7 voluntários, 1 receberá placebo e os demais, o imunizante. As inscrições começaram em abril e devem durar cerca de 7 meses.
Cada participante receberá duas doses, com 21 dias de intervalo. O acompanhamento inclui triagem inicial com exames no Real Hospital Português, e a análise de imunidade celular será feita pela Fiocruz em Pernambuco.