HOME FEEDBACK

BYD aposta em supercarros e pistas abertas ao público de olho em mercado de luxo

A BYD, conhecida por seus veículos elétricos acessíveis, está se aventurando no mercado de luxo com um novo circuito de testes para clientes. Com um investimento de 700 milhões de dólares, a montadora visa transformar sua imagem e oferecer experiências exclusivas aos motoristas, desafiando as normas do setor automobilístico.

A BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, popular na China, busca mudar sua imagem ao lançar modelos de luxo com preços acima de US$ 200.000. Conhecida por seu volume e acessibilidade, a marca agora se reinventa.

Recentemente, a BYD inaugurou um circuito todo terreno em Zhengzhou, China, como parte de um investimento de 5 bilhões de yuans (US$ 700 milhões) em pistas abertas ao público. Por 599 yuans, os participantes podem testar modelos populares e o Yangwang U9, de 1 milhão de yuans.

Os motoristas também experimentarão exercícios como slalom e o teste do alce, além de uma duna com quase 30 metros de altura e uma piscina para testar os EVs da Yangwang.

Essa iniciativa é um sinal de mudança na indústria, pois marcas tradicionais mantêm pistas privadas. A BYD se diferencia ao oferecer experiências públicas, similar a marcas como BMW e Porsche.

Por outro lado, a transição para o esporte motorizado com veículos elétricos enfrenta críticas. A experiência visceral das corridas tradicionais pode ser perdida com a operação silenciosa dos EVs e suas tecnologias assistidas, o que provoca um dilema entre os puristas e a nova geração de motoristas.

Além de experiências em corridas, a pista de Zhengzhou oferece práticas como estacionamentos automatizados. A BYD planeja expandir suas pistas para outras cidades, como Hefei e Shaoxing.

Para subir na escada da marca, a BYD pode optar por se tornar super luxuosa ou super esportiva, dependendo do valor emocional que deseja transmitir.

Leia mais em bloomberg