‘Bye bye Delaware, hello Nevada’: Por que um VC gigante está mudando de CEP
Empresas de capital de risco questionam a segurança jurídica em Delaware e buscam alternativas em Nevada. A decisão da Andreessen Horowitz marca uma nova fase no movimento de migração corporativa em busca de melhores condições legais.
A ameaça ao reinado de Delaware como melhor estado para incorporação de empresas nos EUA cresce.
A Andreessen Horowitz, gigante do venture capital, anunciou sua mudança para Nevada devido à insegurança jurídica em Delaware, onde grandes empresas como Tesla também estão saindo.
Executivos da a16z afirmam que as decisões do Tribunal de Chancelaria de Delaware se tornaram subjetivas, afetando a reputação do estado. Eles buscam encorajar outras empresas a seguirem seu exemplo, ressaltando que preocupações com a reação dos investidores podem ser exageradas.
Historicamente, o tribunal foi respeitado por sua expertise em direito empresarial, mas sua imparcialidade está em questionamento. Elon Musk já retirou sua empresa de Delaware após uma decisão favorável aos acionistas que foi barrada.
A a16z destacou que Nevada oferece proteções legais superiores para executivos e diretores, com uma legislação aprimorada para julgamentos empresariais.
Delaware abriga mais de 2 milhões de empresas, incluindo mais de 60% da Fortune 500, e as taxas de incorporação representam um quarto do orçamento anual de US$ 6 bilhões do estado.
O governador de Delaware, Matt Meyer, busca reverter essa tendência dialogando com empresas e advogados.