Caiado diz que ministros do União Brasil deixarão cargo no governo e reitera pré-candidatura
Ronaldo Caiado revela planos de ruptura do União Brasil com o governo Lula. Governador de Goiás reafirma sua candidatura à Presidência em 2026 e critica a postura do partido.
Ronaldo Caiado, governador de Goiás e pré-candidato à Presidência em 2026, anunciou que o União Brasil discontinuará a colaboração com o governo Lula.
No encontro Diálogos O Globo, Caiado afirmou que o partido declarará a “ruptura definitiva” na próxima reunião da executiva partidária, embora não tenha especificado a data.
O governador declarou ter discutido essa ruptura com o presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda. Ele ressaltou que não é mais possível manter uma “posição híbrida”.
Os ministros vinculados ao partido são:
- Celso Sabino (Turismo)
- Frederico Siqueira (Comunicações)
- Waldez Góes (Integração Nacional)
Rueda não comentou sobre a situação até a publicação da reportagem. No evento da XP Investimentos, ele criticou o governo Lula e afirmou que a centro-direita estará unida na disputa presidencial de 2026.
Na última terça-feira, Lula se reuniu com ministros do União Brasil, que expressaram desejo de permanecer no governo, apesar da crítica ao partido.
Caiado reafirmou sua candidatura à Presidência, destacando: “Eu não sou candidato de barra de saia, não. Não sou candidato de muleta. Vou me impor.” Ele comparou sua candidatura a uma “música sertaneja”, que inicialmente não era bem recebida, mas que poderia conquistar o Brasil.