HOME FEEDBACK

Caixa atenderá presencialmente vítimas de fraude do INSS, diz Alckmin

Caixa Econômica irá implementar atendimento presencial e digital para os cidadãos que sofreram descontos indevidos em benefícios do INSS. O governo alerta para fraudes e comunica que compensações começam a ser tratadas a partir do dia 13 de maio.

Presidentes interino Geraldo Alckmin (PSB) anunciou ações da Caixa para atender cidadãos afetados por descontos indevidos em benefícios do INSS.

Alckmin ressaltou que, além de serviços online, haverá atendimento presencial devido à falta de acesso à internet por alguns cidadãos. A declaração foi feita durante a reinauguração da Coca-Cola em Porto Alegre (RS).

O objetivo é compensar fraudes feitas por associações e sindicatos que resultaram em perda de R$ 6,5 bilhões entre 2019 e 2024, segundo investigação da Polícia Federal.

Comunicação oficial será enviada para 9 milhões de afetados por meio da plataforma Meu INSS em 13 de maio. Alckmin alertou para desconfiança em relação a mensagens via WhatsApp, SMS ou ligações.

No dia 14 de maio, cidadãos poderão informar se autorizam ou não os descontos, utilizando apenas os meios disponíveis no Meu INSS ou pelo telefone 135.

Calendário planejado:

  • 13 de maio: Comunicação via Meu INSS.
  • 14 de maio: Escolha sobre autorização de descontos.
Leia mais em poder360