Calendário de restituição do Imposto de Renda 2025; quando começa e como consultar
Restituição do Imposto de Renda 2025 será realizada em cinco lotes mensais, iniciando em 30 de maio. Prioridade será dada a contribuintes acima de 80 anos e outros grupos com condições específicas.
A restituição do Imposto de Renda 2025 terá início em 30 de maio, coincidentemente no último dia para entrega da declaração do IRPF deste ano.
A Receita Federal estabeleceu o calendário de restituição em cinco lotes, que ocorrerão de maio a setembro:
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
O que é a restituição? É a devolução de valores pagos a mais pelo contribuinte, retidos por empresas ou órgãos públicos durante o ano de 2024.
Quem tem prioridade na restituição? As restituições são efetuadas prioritariamente para:
- Pessoas acima de 80 anos
- Pessoas acima de 60 anos com deficiência ou moléstia grave
- Professores
- Declarantes que usaram pré-preenchido e indicaram Pix
- Demais contribuinte
Em casos de empate, quem entregou a declaração primeiro tem prioridade. A correção dos valores será feita com base na taxa Selic.
Como consultar a restituição? A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal a partir de uma semana antes do pagamento. Acesse "Meu Imposto de Renda" e clique em "Consultar a Restituição". Para consulta simples, use o link de consulta e informe CPF, ano da declaração (2025) e data de nascimento.
Para detalhes adicionais, acesse o portal e-CAC para verificar o status da declaração e corrigir eventuais erros. É necessário ter conta de nível prata ou ouro no Gov.br para acessar o e-CAC.