HOME FEEDBACK

Calendário Econômico: dados de inflação serão destaques da semana; confira

Mercados sobem a expectativa de mudanças na política monetária global, com atenção voltada para indicadores de inflação e emprego. No Brasil, dados econômicos e indicadores de atividade prometem movimentar o cenário econômico local ao longo da semana.

Mercados globais reagiram a dados de inflação nos EUA e na Europa e falas do Federal Reserve em Jackson Hole, sugerindo um tom mais brando na política monetária.

No Brasil, a divulgação do IBC-Br trouxe sinais mistos sobre o ritmo da atividade e da inflação, aquecendo o debate sobre os próximos passos do Banco Central.

A semana começa na segunda-feira (25) com o IPC-S semanal e a Sondagem do Consumidor pela FGV, além do Relatório Focus e a balança comercial semanal da Secex.

Na terça (26), o destaque será o IPCA-15 de agosto, que deve ajustar as expectativas para a inflação oficial.

O Bradesco comenta que: “A deflação reflete a bandeira tarifária vermelha e redução nos preços dos alimentos, com núcleos desacelerando para 0,24% no mês.”

Na quarta (27), haverá a Sondagem da Indústria, Nota sobre política monetária e crédito, fluxo cambial semanal e Relatório da Dívida Pública Federal.

A quinta-feira (28) será intensa com o IGP-M de agosto, sondagens da FGV e o Caged de julho.

Na sexta (29), saem a Nota Fiscal do Banco Central, o Indicador de Incerteza da Economia e a decisão da bandeira tarifária de energia elétrica pela Aneel.

No exterior, os mercados aguardam os números de gastos e rendimentos pessoais, a balança comercial e o deflator do PCE nos EUA, divulgados na sexta-feira.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sinalizou um possível corte de juros durante o Simpósio de Jackson Hole, na sexta (24).

Na terça (26), os EUA divulgarão a Confiança do Consumidor de agosto. Na quarta (27), foco nos estoques de petróleo.

Na quinta (28), a agenda inclui o PIB do segundo trimestre dos EUA e pedidos de auxílio-desemprego. Na sexta (29), a confiança do consumidor da Universidade de Michigan será divulgada.

Na Alemanha, saem a taxa de desemprego de agosto e o IPC preliminar. No sábado (30), a China trará o PMI composto de agosto.

Confira a agenda completa:

Leia mais em infomoney