Califórnia usará IA para gerenciar rede elétrica
Caiso se prepara para inovar na gestão de energia com IA, tornando-se pioneira na América do Norte. Programa piloto com software Genie visa otimizar decisões sobre cortes de energia em tempo real.
A Caiso (California Independent System Operator), operadora de rede elétrica da Califórnia, planeja se tornar a primeira na América do Norte a implementar inteligência artificial para gerenciar cortes de energia.
O consultor sênior Gopakumar Gopinathan revelou ao MIT Technology Review que a iniciativa visa modernizar as operações de rede.
Um programa piloto com o software de IA chamado Genie, da empresa Oati, será anunciado em 15 de julho, na DTECH Midwest, em Minneapolis.
O Genie utiliza IA generativa para realizar análises em tempo real, permitindo decisões autônomas sobre funções-chave da rede. Abhimanyu Thakur, da Oati, comentou que, embora o processo manual leve menos de um minuto, o tempo se acumula em casos de muitas interrupções.
Se o Genie demonstrar análises confiáveis e eficientes, a Caiso poderá automatizar outras funções na rede.
Atualmente, engenheiros analisam relatórios para calcular o impacto de interrupções no fornecimento de energia.
Um relatório de 2024 do Departamento de Energia destacou o potencial da IA para acelerar estudos de capacidade, aprimorar previsões climáticas e otimizar o planejamento de redes de carregamento de veículos elétricos.
A PJM Interconnection e a Ercot, do Texas, também consideram adotar tecnologias semelhantes.