Calor e demanda de inteligência artificial faz consumo global de energia crescer em ritmo recorde
Aumento significativo na demanda global de energia destaca a transição para a eletricidade e uma queda no uso de petróleo. O relatório da AIE revela que os países emergentes foram os principais responsáveis pelo crescimento no consumo energético em 2024.
Aumento Global do Consumo de Energia em 2024: O consumo de energia mundial cresceu mais em 2024 do que em toda a década anterior, com um aumento de +2,2%, quase o dobro da média (1,3%) entre 2013 e 2023, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).
O consumo de eletricidade subiu mais de 4%, somando 1.100 terawatts-hora adicionais, equivalente ao consumo anual do Japão. Este é o maior aumento registrado, excluindo os períodos de recuperação econômica.
Pela primeira vez, a participação do petróleo caiu abaixo de 30%, depois de ter atingido um pico de 46% há 50 anos.
A AIE atribui esse crescimento na demanda elétrica à necessidade de sistemas de refrigeração devido a temperaturas recordes, além das exigências de indústria, centros de dados, inteligência artificial e eletrificação dos transportes.
O diretor executivo da AIE, Fatih Birol, comentou que "o uso da eletricidade está crescendo rapidamente", revertendo anos de queda no consumo nas economias avançadas.
Notavelmente, 1 em cada 5 automóveis vendidos globalmente é elétrico, com vendas crescendo mais de 25% em 2024.
Energias Renováveis e nucleares forneceram 80% da eletricidade adicional consumida, representando, pela primeira vez, 40% da produção total mundial.
O consumo de gás foi o combustível fóssil com maior crescimento, aumentando 115 bilhões de metros cúbicos (+2,7%), após um crescimento médio de 75 bilhões de m³ na década anterior.
Em países emergentes e em desenvolvimento, 80% do aumento do consumo de energia ocorreu, embora o crescimento na China tenha diminuído. Nos países desenvolvidos, o consumo também aumentou (+1%) após anos de queda.