HOME FEEDBACK

Câmara abre sessão para votar projeto que derruba decreto do governo que elevou IOF

Deputados discutem projeto que questiona aumento do IOF e busca compensações financeiras. A urgência na votação reflete as tentativas do governo de solucionar a crise nas contas públicas.

A Câmara dos Deputados abriu, nesta quarta-feira, a sessão para analisar o projeto que susta o decreto que elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O Ministério da Fazenda espera arrecadar R$ 10 bilhões com a medida.

Antes da votação, deputados avaliarão requerimentos para atrasar a sessão. O presidente da Câmara, Motta, anunciou a pauta em rede social e, na semana passada, a urgência do projeto foi aprovada, acelerando sua tramitação.

A articulação política do governo visa resolver a crise nas contas públicas e atender o Congresso, liberando emendas.

Motta afirmou que também será votada a medida provisória (MP) para uso de recursos do Fundo Social do pré-sal em habitação popular, podendo arrecadar até R$ 20 bilhões, compensando o IOF.

Além disso, será analisada a MP que permite crédito consignado a trabalhadores do setor privado e o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda quem ganha até dois salários mínimos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou surpreso com a decisão de Motta, buscando a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, ao saber que o projeto seria votado, contrariando a expectativa de que fosse apreciado apenas após o recesso parlamentar.

Leia mais em exame