HOME FEEDBACK

Câmara aprova criação de programa de revisão de benefícios do INSS

Câmara aprova MP que cria programa para agilizar revisão de benefícios do INSS. Medida visa reduzir tempo de análise e gastos com pagamentos indevidos, seguindo para votação no Senado.

Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) 1296/2025, que cria o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) para otimizar a revisão de benefícios do INSS.

O objetivo é reduzir o tempo de espera para análise de processos e perícias. A proposta visa diminuição de gastos com pagamentos indevidos e evitar despesas com juros.

O texto segue agora para o Senado Federal.

Na Comissão Mista, houve alterações que geraram um projeto de lei de conversão (PLV). Destacam-se:

  • Divulgação periódica das metas e resultados do PGB nos portais do Ministério da Previdência e do INSS.
  • Uso de tecnologias acessíveis para comunicação com beneficiários.

A MP estabelece pagamentos extras:

  • R$ 68 para servidores do INSS.
  • R$ 75 para peritos médicos federais.

As regras de adesão, metas e tetos de pagamento serão definidas em conjunto pelos ministérios da Previdência Social, Gestão e Inovação em Serviços Públicos e pela Casa Civil.

O programa terá vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação até 31 de dezembro de 2026.

A sessão foi a primeira após o bloqueio bolsonarista à Mesa Diretora, encerrado após negociações. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante, pediu “perdão” ao presidente Hugo Motta e fez um apelo por pacificação.

O presidente da Casa considerou o dia desafiador. O líder do PT, Lindbergh Farias, chamou o movimento de “motim” e classificou como “sequestro” do Parlamento.

Leia mais em valoreconomico