Câmara convida diplomata dos EUA para explicar conversas com Tarcísio
Gabriel Escobar será chamado a prestar esclarecimentos sobre as negociações que envolvem tarifas impostas aos produtos brasileiros. O convite, proposto por Guilherme Boulos, visa entender a relação entre o governador de São Paulo e o diplomata dos EUA.
Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento para que Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos EUA, explique conversas com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre tarifas de 50% impostas ao Brasil.
O pedido, apresentado pelo deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), é um convite, e não uma obrigatoriedade de comparecimento. Boulos afirmou: “Queremos ouvir o senhor Escobar para entender por que um funcionário do governo dos Estados Unidos está conversando às escondidas com o governador de São Paulo – que é defensor do tarifaço”.
A audiência com Escobar ainda será agendada. O requerimento justifica a presença do diplomata, uma vez que não há embaixador norte-americano no Brasil atualmente.
No dia 11 de julho, Tarcísio se reuniu com Escobar na embaixada dos EUA em Brasília. O governador mencionou ter discutido “as consequências” da tarifa para a indústria e o agronegócio brasileiros.
Vale lembrar que, segundo o Poder360, São Paulo é o Estado que mais exporta para os EUA. A referida medida entrou em vigor nesta 4ª feira (6.ago).
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), declarou que não foi procurado por Escobar, mas não vê “nenhum problema” no encontro com Tarcísio.