Câmara deve ouvir ministro sobre asilo a ex-primeira-dama do Peru
Ministro das Relações Exteriores deve prestar esclarecimentos sobre o asilo concedido a Nadine Heredia, após condenação por corrupção. A convocação ocorre em meio a pressões do parlamento brasileiro por transparência nas ações do Itamaraty.
Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados convocou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para explicar o asilo diplomático concedido à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón.
O presidente da comissão, deputado Filipe Barros (PL-PR), afirmou que explicações urgentes são necessárias sobre as ações do Itamaraty no caso.
Nadine solicitou asilo ao Brasil após ser condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro na campanha de seu marido, Ollanta Humala.
Ela estava na embaixada brasileira em Lima e chegou ao Brasil em 16 de abril de 2025 em um avião da FAB.
Ollanta Humala e Nadine foram considerados culpados por lavagem de dinheiro e recebimento de fundos ilícitos da Odebrecht durante a campanha de 2011.
A decisão judicial implicou o envolvimento de Nadine em um esquema de propina. O julgamento durou 3 anos, e Humala alegou perseguição política.
O tribunal prosseguirá com a leitura da sentença, e ambos podem recorrer, mas a prisão é imediata.
Humala é o 2º ex-presidente do Peru preso e o 4º a estar ligado ao caso de corrupção da Odebrecht, investigado na operação Lava Jato.
A Odebrecht, que agora se chama Novonor, aceitou um acordo de leniência em junho de 2022.