Câmara e Senado decretam luto pela morte do papa Francisco
Luto oficial de 7 dias é decretado nas Casas do Congresso. Cardeais se preparam para o conclave que escolherá o próximo líder da Igreja Católica.
Presidentes da Câmara e do Senado decretam luto oficial de 7 dias pela morte do papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21.abr.2025) aos 88 anos por insuficiência cardíaca e AVC.
O luto é simbólico e implica algumas mudanças, como a bandeira do Brasil a meio-mastro no Senado e a suspensão de sessões solenes.
No domingo (20.abr), durante a Páscoa, Francisco fez uma aparição na Basílica de São Pedro, mesmo com dificuldades de locomoção e fala. Ele fez um apelo ao desarmamento e à não ceder à "lógica do medo".
Com a morte do papa, inicia-se o conclave para a escolha do 267º papa, onde cardeais com menos de 80 anos se reúnem na Capela Sistina. Para ser eleito, um candidato precisa de 2/3 dos votos.
A comunicação ao público sobre a escolha do novo papa será feita através da fumaça da chaminé: fumaça preta indica que não houve escolha, enquanto fumaça branca sinaliza que um novo papa foi escolhido.