HOME FEEDBACK

Câmara Legislativa do Distrito Federal autoriza BRB a comprar Master

Aprovado por maioria, projeto irá permitir ao BRB adquirir parte do Banco Master, com objetivo de ampliar sua atuação. A compra, no entanto, ainda necessita da aprovação do Banco Central e enfrenta resistência de deputados e sindicatos.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que autoriza o BRB (Banco de Brasília) a comprar o Banco Master. A votação teve 15 votos a 7, e no segundo turno, 14 a 7.

A proposta, enviada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), permite a aquisição de outras instituições financeiras ou de tecnologia, mas limita a operação ao 49% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais do Banco Master S/A.

O Tribunal de Justiça do DF barrou a compra até a aprovação legislativa. Deputados de oposição tentaram impedir a votação, alegando violação no processo, mas não houve decisão judicial.

O deputado Fábio Félix (PSOL) criticou a falta de documentos que comprovem que a operação é benéfica para o interesse público.

Protestos do Sindicato dos Bancários marcaram a sessão, com uma faixa contra a aquisição. O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, defendeu a compra, vendo-a como uma forma de aumentar dividendos e competitividade.

A aquisição do Master também visa ampliar a base de clientes e oferecer novas tecnologias, segundo o BRB. O governo do DF possui 65% das ações do BRB, que tem se expandido desde 2018.

O projeto segue para sanção do governador, mas a compra ainda precisa de aval do Banco Central.

Além disso, a CVM abriu um processo contra a cúpula do BRB, investigando questões das demonstrações financeiras e assembleias fora do prazo, com diretores e integrantes do conselho acusados.

Leia mais em folha