HOME FEEDBACK

Caminhões com ajuda humanitária são saqueados na Faixa de Gaza, diz PMA

Caminhões de ajuda humanitária enfrentam saques em meio a bloqueio em Gaza. A ONU pede aumento na entrada de suprimentos, enquanto a insegurança e a fome se agravam na região.

Programa Mundial de Alimentos (PMA) anunciou que um dos quinze caminhões de suprimentos foi saqueado no sul da Faixa de Gaza, onde a ajuda humanitária entra lentamente após >dois meses de bloqueio de Israel.

A agência da ONU destacou que "a fome, o desespero e a angústia" aumentam a insegurança. O PMA pediu a Israel que libere mais rapidamente a entrada de ajuda alimentar.

O saque ocorreu na noite de quinta-feira, quando os caminhões se dirigiam a padarias apoiadas pelo PMA.

Retomada da ajuda: A entrada de suprimentos foi retomada nesta sexta-feira, após o bloqueio imposto em 2 de março. Israel alega que o bloqueio é para pressionar o Hamas pela libertação de reféns.

O Cogat, órgão do Ministério da Defesa israelense, informou que 107 caminhões entraram em Gaza na quinta-feira.

Dificuldades enfrentadas: Philippe Lazzarini, chefe da Unrwa, reforçou que entre 500 e 600 caminhões entravam diariamente antes da trégua interrompida em março. Ele também enfatizou que "a população de Gaza está há mais de onze semanas passando fome", e que o saque de ajuda não deveria surpreender.

Leia mais em exame