Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda
Campanha de vacinação visa proteger grupos prioritários e reduzir casos graves de influenza. Com 73,6 milhões de doses disponíveis, imunização ocorrerá em dois momentos ao longo do ano.
Começa nesta segunda-feira, 7, a campanha nacional de vacinação contra a influenza. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem:
- crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- idosos
- gestantes
- trabalhadores da saúde
- puérperas
- professores
- povos indígenas
- pessoas em situação de rua
- profissionais das forças de segurança
- forças armadas
- pessoas com doenças crônicas
- pessoas com deficiência permanente
- caminhoneiros
- trabalhadores do transporte coletivo
- profissionais do sistema de privação de liberdade
- população privada de liberdade
Proteção: O imunizante protege contra três vírus do tipo influenza (H1N1, H3N2 e B) e reduz o risco de casos graves e óbitos.
Doses: O Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses. No primeiro semestre, 67,6 milhões serão distribuídas para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste; e 5,9 milhões para o Norte no segundo semestre.
Inverno amazônico: A campanha será realizada em dois momentos:
- 1º semestre (março/abril): Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
- 2º semestre (setembro): Região Norte
Eficácia e segurança: A vacina evita entre 60% e 70% dos casos graves. É contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia.
Cobertura: Em 2024, a cobertura vacinal foi de 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais regiões. O Ministério da Saúde destaca a importância da vacinação como um ato de cuidado próprio e coletivo.