Canadá impõe tarifas de 25% ao setor automotivo dos EUA, em resposta à taxação anunciada por Trump
Canadá reage a tarifas dos EUA e define impostos sobre carros. Medida pode impactar significativamente o setor automotivo integrado entre os países.
Canadá irá impor tarifas retaliatórias de 25% sobre veículos fabricados nos Estados Unidos. A decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro Mark Carney em resposta às taxas de importação de Donald Trump.
Essas tarifas canadenses se aplicam apenas a veículos que não estão em conformidade com o Acordo EUA-México-Canadá (USMCA) e ao “conteúdo não canadense” nos carros e caminhões enviados sob as regras do acordo.
O Canadá não foi afetado pelas “tarifas recíprocas” de Trump, porém, as novas tarifas de 25% sobre automóveis produzidos no exterior entraram em vigor na manhã desta quinta-feira.
O setor automotivo canadense, altamente integrado ao dos Estados Unidos, poderá sofrer um impacto significativo. A Stellantis, dona das marcas Jeep e Chrysler, anunciou que fechará sua fábrica em Windsor, Ontário, por duas semanas para avaliação dos impactos.
Tarifas dos EUA continuam sobre produtos que não cumprem o USMCA e sobre todos os produtos de aço e alumínio. Trump também ameaçou novas taxas sobre medicamentos, semicondutores, cobre e madeira.