Canadá protegerá indústria nacional após nova ameaça dos EUA, diz premiê
Mark Carney reafirma compromisso com trabalhadores canadenses em resposta às ameaças de tarifas dos EUA. Governo canadense destaca avanços na economia e na luta contra o tráfico de fentanil.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, reafirmou seu compromisso em defender trabalhadores e empresas locais durante as negociações comerciais com os Estados Unidos.
A declaração vem em resposta à ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de implementar uma tarifa de 35% sobre as importações canadenses a partir de 1º de agosto. Essa nova tarifa representa um aumento em relação à de 25%, anunciada em março.
Carney, embora não mencionando Trump, destacou o “progresso vital” do governo canadense na contenção do tráfico de fentanil na América do Norte, em meio à crise de opioides nos EUA. Este argumento foi usado por Trump para justificar tarifas anteriores contra o México e a China.
O premiê também apontou que o Canadá está avançando na construção de uma economia unificada e se preparando para iniciar grandes projetos nacionais e fortalecer parcerias comerciais com outros países.