HOME FEEDBACK

Canadá pune com tarifas de 25% exportações de carros dos EUA não sujeitas a tratado

Canadá responde com tarifa de 25% às exportações de automóveis dos EUA em retaliação a novas medidas de Trump. Primeiro-ministro Mark Carney critica o impacto das tarifas na economia global e busca suporte internacional.

Canadá impõe tarifas de 25% às exportações de automóveis dos EUA em resposta às tarifas americanas.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, fez o anúncio em coletiva, criticando o governo de Donald Trump por “fraturar” a economia global.

As novas tarifas se aplicam a veículos dos EUA que não estejam em conformidade com o USMCA (tratado de livre-comércio entre EUA, Canadá e México), mas não afetarão carros do México ou autopeças dos EUA.

Carney afirmou que a medida deve gerar US$ 8 bilhões para trabalhadores afetados. Ele definiu a relação de integração com os EUA como “acabada” e uma “tragédia”.

Acusou as tarifas de Trump como uma “clara violação” do USMCA e um evento que pode afetar negativamente o crescimento econômico global.

Enquanto isso, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, elogiou Trump por não impor novas tarifas, afirmando que o acordo comercial “sobreviveu”.

O Canadá planeja contestar as tarifas em tribunais e fortalecer laços com países considerados “confiáveis”. Carney também se reuniu com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, para discutir a importância da cooperação internacional.

Leia mais em exame