HOME FEEDBACK

Candidato apoiado por Trump vence eleição presidencial na Polônia

Karol Nawrocki é o novo presidente da Polônia e promete governar com uma agenda nacionalista. A decisão, respaldada por Donald Trump, gera expectativas de tensão com o parlamento liderado por Donald Tusk.

Karol Nawrocki (Lei e Justiça, direita) foi eleito presidente da Polônia com 50,89% dos votos, derrotando Rafał Trzaskowski (Coalizão Cívica, centro) que obteve 49,11%. O resultado foi divulgado na segunda-feira (2.jun.2025).

Nawrocki sucederá Andrzej Duda (independente, direita), que deixará o cargo em 6 de agosto. A expectativa, segundo a APNews, é de um governo nacionalista.

A candidatura de Nawrocki recebeu apoio do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), que se encontrou com ele na Casa Branca em 2 de maio. Críticos alegam que Trump tentou interferir nas eleições, realizadas em 18 de maio.

Nawrocki foi escolhido para recomeçar a imagem do partido após críticas durante o governo de 2015 a 2023. Em 2023, Donald Tusk (Coalizão Cívica) venceu as eleições parlamentares com promessas de reforma, mas enfrentou o poder de veto de Duda, dificultando a aprovação de suas propostas progressistas.

Nawrocki, um ex-boxeador amador e historiador, dirigiu o Instituto de Memória Nacional, conhecido por suas narrativas nacionalistas. Ele recebeu críticas por supostas ligações com criminosos e por sua participação em brigas de rua, embora tenha negado qualquer associação com organizações criminosas.

A presença de Trump impulsionou sua campanha. A secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kristi Noem, elogiou Nawrocki e sugeriu que os laços militares entre os EUA e a Polônia poderiam se estreitar com sua eleição.

Os EUA mantêm cerca de 10.000 tropas na Polônia.

Leia mais em poder360