HOME FEEDBACK

Candidatos aprovados no CNU serão convocados em maio

Convocação dos aprovados pelas 4.335 vagas ocorrerá de forma mais rápida e coordenada. Órgãos federais agora devem publicar atos de nomeação para dar posse aos candidatos selecionados.

Candidatos aprovados no CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) serão convocados a partir de maio de 2025, conforme anúncio do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) no dia 14 de abril.

A convocação é autorizada pela sanção da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma portaria única do MGI, que será publicada em breve, autoriza a convocação de 4.335 vagas de cargos de nível superior e médio, isentos de cursos de formação, de 8 blocos temáticos.

De acordo com Queila Cândida Ferreira Morais, coordenadora-geral de Concursos e Provimento do MGI, essa medida permitirá que os aprovados sejam nomeados mais rapidamente, com um trâmite mais coordenado entre os órgãos.

Os 16 órgãos federais participantes deverão publicar atos de nomeação após a autorização. A documentação técnica para confirmar a disponibilidade orçamentária já foi enviada ao MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento).

O CPNU é considerado o maior processo seletivo do país, com 2,1 milhões de inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.

Em 28 de fevereiro, o MGI publicou a lista definitiva de classificação e convocados para os cursos de formação, que já estão em andamento.

Com informações da Agência Brasil.

Leia mais em poder360