Cápsula de resgate chega à ISS para buscar astronautas presos no espaço há nove meses
A cápsula Dragon Endurance chegou à ISS para resgatar os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que estavam isolados desde junho. A operação de resgate se tornou urgente após problemas técnicos na cápsula Starliner da Boeing.
A cápsula Dragon Endurance, desenvolvida pela SpaceX, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) neste domingo (16) para resgatar os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore.
O acoplamento foi concluído após 29 horas de percurso, com imagens do encontro exibidas ao vivo pela NASA. Williams e Wilmore estavam isolados na ISS desde junho de 2024.
O lançamento da cápsula ocorreu na sexta-feira (14). Eles iniciarão o retorno à Terra na quarta-feira (19), após uma estadia prolongada devido a problemas técnicos na cápsula Starliner da Boeing.
A NASA decidiu trazer de volta a nave vazia da Boeing e organizar o resgate com a SpaceX. O apoio do presidente Donald Trump e de Elon Musk foi crucial para acelerar a operação.
A nova missão na ISS, composta por Anne McClain, Nichole Ayers, Takuya Onishi e Kirill Peskov, irá realizar testes científicos e tecnológicos.
Embora a permanência de Williams e Wilmore tenha sido longa, não superou o recorde de Frank Rubio, que passou 371 dias na ISS. O recorde mundial pertence ao cosmonauta Valeri Poliakov, que ficou 437 dias na estação Mir.