Cardeais brasileiros já estão reclusos no Vaticano para início do conclave
Os cardeais brasileiros se preparam para a escolha do novo papa em isolamento na Casa Santa Marta. A expectativa é alta para a participação significativa dos sete representantes do Brasil no conclave.
Sete cardeais brasileiros estão reclusos na Casa Santa Marta, no Vaticano, desde esta quarta-feira (7) para participar do conclave que elegerá o novo papa.
Seis dos cardeais vieram do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, onde estavam hospedados, e saíram às 20h30 de Roma (15h30 de Brasília) em vans. Eles são:
- Dom Odilo Scherer - arcebispo de São Paulo
- Dom Orani Tempesta - arcebispo do Rio de Janeiro
- Dom Sergio da Rocha - arcebispo de Salvador e primaz do Brasil
- Dom Paulo Cezar Costa - arcebispo de Brasília
- Dom Leonardo Steiner - arcebispo de Manaus
- Dom Jaime Spengler - arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB
O sétimo eleitor, Dom João Braz de Aviz, mora em Roma e foi diretamente para a Casa Santa Marta. Ele foi prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada até janeiro deste ano.
Antes da partida, os cardeais rezaram hinos e orações, incluindo o Credo, Pai Nosso e Ave Maria, diante de um altar com a bandeira do Brasil e uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida.
O arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, que não participa do conclave por ter 88 anos, fez uma bênção: “Que o Espírito Santo ilumine essa missão tão importante para a igreja e para o Brasil.”