HOME FEEDBACK

Cardeais iniciam isolamento no Vaticano para o conclave

Cardeais se preparam para conclave em meio a expectativas sobre o próximo papa. Com 133 eleitores, o evento promete ser o mais internacional da história, com debates focados em questões cruciais da Igreja.

Cardeais se instalam no Vaticano a partir desta terça-feira (6) para o conclave, onde permanecerão isolados durante a escolha do sucessor do papa Francisco.

A identidade do próximo pontífice é *incerta* para 1,4 bilhão de católicos após o reformista pontificado do jesuíta argentino.

O conclave terá início oficial na quarta-feira, às 15h00 (10h00 de Brasília). A Santa Sé anunciou o *corte de telefonia* no interior do Vaticano para isolar os cardeais.

Os cardeais não terão acesso a *comunicações externas* e deverão manter sigilo sobre o conclave. Milhares na Praça de São Pedro aguardam a fumaça branca, sinal da eleição do 267º pontífice.

O conclave de 2025 será o mais internacional da história, com cardeais de 70 países. Um total de 133 cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos, participarão.

A residência de Santa Marta foi ampliada devido ao elevado número de cardeais. O espaço é mais confortável em comparação aos quartos improvisados do passado.

Os cardeais podem acessar seus quartos antes da missa de quarta-feira, mas devem manter seus celulares guardados. Funcionários que ajudarão no conclave também juraram sigilo, sob pena de *excomunhão*.

Hoje, os cardeais realizarão uma última reunião preparatória, discutindo temas como finanças do Vaticano, escândalos e o perfil do próximo papa, que influenciarão a votação na Capela Sistina.

*Com informações da AFP*

Leia mais em jovem-pan