HOME FEEDBACK

Cardeais que vão participar do conclave já estão em Roma para escolher o novo papa

Cardeais iniciam conclave em Roma para escolher novo papa em votação histórica e cercada de incertezas. A escolha do sucessor de Francisco será acompanhada por milhões de fiéis em todo o mundo, aguardando sinais de fumaça que indiquem o resultado.

Os 133 cardeais eleitores do próximo conclave já estão em Roma para escolher o sucessor do papa Francisco, definindo o futuro da Igreja Católica.

A partir da quarta-feira (7), eles ficarão isolados na Capela Sistina até a eleição do novo pontífice. Este conclave é o mais internacional da história, com representantes de 70 países.

Para a eleição do novo papa, é necessário alcançar a maioria de dois terços dos votos. A expectativa é alta, tanto para as dezenas de milhares de pessoas na praça de São Pedro quanto para milhões de fiéis ao redor do mundo.

A fumaça preta indicará um conclave sem consenso, enquanto a fumaça branca sinalizará um eleito. O anúncio será seguido da famosa frase “Habemus papam”. O Vaticano está finalizando os detalhes da cerimônia, que incluem cortinas de veludo vermelho na basílica.

Os cardeais eleitores se comprometeram a assinar um juramento de sigilo e não terão contato com o mundo exterior. O sinal do telefone será cortado, além do acesso à internet e veículos de imprensa.

Serão realizadas quatro votações diárias, com história de conclaves anteriores indicativa de uma possível duração de até três dias.

O próximo papa não deve ser tão revolucionário quanto Jorge Bergoglio, que propôs um pontificado focado em reformas e em ajudar os marginalizados.

*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula

Leia mais em jovem-pan