HOME FEEDBACK

Carla Zambelli critica STF após condenação e afirma que “não sobreviveria na cadeia”

Deputada federal Carla Zambelli nega as acusações de invasão ao CNJ e afirma que pretende recorrer da condenação. Durante a coletiva, Zambelli ressaltou sua condição de saúde e falou sobre a possibilidade de prisão.

Deputada Carla Zambelli (PL-SP) reagiu à sua condenação a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que “não sobreviveria na cadeia”.

Ela negou as acusações de invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, criticando o julgamento da Primeira Turma do STF.

Zambelli, que perderá o mandato, pretende recorrer da decisão: “Se acontecer de ter a prisão, vou me apresentar. Mas eu não me vejo capaz de ser cuidada da maneira como eu devo ser cuidada”, disse, mencionando problemas de saúde.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) alega que Zambelli planejou a invasão com o hacker Walter Delgatti Neto, que também foi condenado. O esquema envolveu a emissão de alvarás de soltura falsos e um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

Ela negou as acusações e afirmou que não arriscaria seu mandato com uma “brincadeira sem graça”, ressaltando que o ex-presidente Jair Bolsonaro não tem relação com o caso.

Zambelli pediu apoio da Câmara dos Deputados, afirmando que “a Câmara precisa dar a palavra final” caso ela perca o mandato. Sua defesa alega perseguição política.

A investigação da Polícia Federal (PF) revelou que Delgatti utilizou credenciais do CNJ para acessar o sistema, inserindo falsificações a pedido de pessoas ligadas ao bolsonarismo. Transações financeiras indicam que R$ 13,5 mil foram pagos ao hacker por pessoas próximas a Zambelli.

Leia mais em infomoney