‘Carla Zambelli está bem e em segurança na Itália’, informa Paulo Figueiredo
Deputada Carla Zambelli está fora do Brasil após condenação pelo STF. A parlamentar enfrenta acusações graves, incluindo invasão de sistemas e falsidade ideológica.
Atualização sobre Carla Zambelli: Na manhã desta quinta-feira (5), o jornalista Paulo Figueiredo afirmou que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) “já está bem e em segurança na Itália”.
Figueiredo havia comunicado com Zambelli quando ela ainda estava no aeroporto. A Jovem Pan News tentou contato com seu advogado, mas não obteve resposta.
Em 14 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Zambelli a dez anos de prisão por invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica, decisão unânime dos ministros.
No dia 4, o ministro Alexandre de Moraes ordenou a prisão preventiva da deputada, bloqueio de bens e a inclusão de seu nome na lista vermelha da Interpol, após ela ter deixado o país.
Apesar de inicialmente informar estar na Itália, Zambelli foi localizada na Flórida, EUA.
Próximos passos: A Primeira Turma do STF irá julgar, nesta sexta-feira (6), o recurso de Zambelli contra a condenação. O caso envolve a invasão do sistema do CNJ e o ataque foi planejado com o hacker Walter Delgatti Neto. Além das acusações de coação e obstrução de justiça, a deputada enfrenta outras acusações graves, incluindo a perseguição a um homem armado em São Paulo.
Ela também é investigada por tentar influenciar militares a manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após a vitória de Lula.
*Com informações de Aline Becketty*