Carla Zambelli passa mal em audiência de extradição na Itália
Carla Zambelli passa mal durante audiência sobre extradição e é levada ao hospital em Roma. O processo, que já estava em andamento, agora aguarda nova data para sua continuação.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) sofreu um mal-estar nesta quarta-feira (13) durante a audiência sobre seu processo de extradição da Itália.
Ela foi levada para um hospital em Roma e aguarda diagnóstico. A audiência foi interrompida e será remarcada.
A defesa pretendia argumentar ao Tribunal de Apelação de Roma para que Zambelli aguardasse a decisão da Corte em liberdade ou em prisão domiciliar, devido à saúde da parlamentar.
Zambelli foi presa na Itália em 29 de julho após fugir do Brasil, tendo seu nome incluído na lista da Interpol por ordem do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Ela aguarda definição sobre a extradição.
O Tribunal de Apelação decidirá sobre a extradição. Após a decisão, ainda cabe recurso à Corte de Cassação e a palavra final será do Ministério da Justiça italiano.
A deputada foi condenada por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), incluindo um falso mandado contra Moraes e um alvará de soltura para um líder do Comando Vermelho.
Além disso, Zambelli é ré no STF por porte ilegal de arma. Em 2022, ela perseguiu um eleitor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com um revólver em São Paulo. O ministro Gilmar Mendes determinou que o caso fosse incluído no processo de extradição.
O julgamento de Zambelli foi iniciado e será retomado na sexta-feira, após pedido de vista do ministro Nunes Marques. O julgamento, que ocorre no plenário virtual do STF, já tem maioria favorável à condenação e terminará em 22 de agosto.