HOME FEEDBACK

Carla Zambelli pede a influenciadores campanha contra ministro de Justiça da Itália

Carla Zambelli pede apoio de influenciadores para campanha em prol de sua libertação na Itália. Deputada enfrenta processo de extradição e possíveis condenações por crimes no Brasil.

Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está presa na Itália desde 29 de julho após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em um ataque hacker.

Em uma carta enviada em 2 de agosto, Zambelli solicitou ajuda de influenciadores Allan dos Santos e Paulo Figueiredo para uma campanha apoiando sua causa junto ao ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio.

A decisão sobre sua prisão durante o processo de extradição ao Brasil depende do órgão chefiado por Nordio e pode levar de 1,5 a 2 anos.

Zambelli foi condenada por solicitar a um hacker que invadisse os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. Além disso, ela é ré por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal.

O julgamento sobre o porte de arma está suspenso, mas já há maioria para a condenação. Enquanto isso, a Câmara dos Deputados analisa o processo de cassação de seu mandato.

Allan dos Santos também é foragido e há um mandado de prisão aberto contra ele. Paulo Figueiredo foi denunciado na mesma trama golpista.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Nícolas Robert

Leia mais em jovem-pan