HOME FEEDBACK

Carla Zambelli vai ficar presa até Justiça italiana avaliar questões de saúde da deputada

Deputada federal é detida na Itália enquanto aguarda avaliação médica sobre sua saúde. O processo de extradição pode levar até dois anos para ser concluído.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) seguirá presa após nova audiência sobre seu processo de extradição na manhã desta quarta-feira, 13.

Durante a audiência, Zambelli passou mal, necessitando de atendimento médico. Não houve decisão sobre a possibilidade de aguardar o processo em liberdade ou em prisão domiciliar.

A defesa da deputada alega questões de saúde e solicita que ela aguarde fora da penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, onde está detida.

Um perito da Justiça italiana avaliará o estado de saúde de Zambelli. Até essa avaliação, a parlamentar permanecerá presa.

O processo de extradição pode levar de um ano e meio a dois anos.

Zambelli foi condenada pelo STF por tentar invadir sistemas do CNJ para emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. Sua condenação inclui a perda do cargo na Câmara.

Após a condenação, ela fugiu do Brasil e foi presa na Itália em 29 de julho.

Além disso, Zambelli é ré por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, com julgamento suspenso por pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques. Há maioria entre os ministros para a condenação.

Leia mais em estadao