Carla Zambelli vai ficar presa até Justiça italiana avaliar questões de saúde da deputada
Carla Zambelli é considerada foragida e enfrenta o processo de extradição na Itália. A deputada permanece detida enquanto aguarda avaliação médica que pode influenciar sua situação judicial.
Deputada Carla Zambelli é considerada foragida pela Justiça do Brasil e esteve nesta quarta-feira (13) no Tribunal de Roma, na Itália, para audiência sobre sua extradição.
Ao chegar ao tribunal, Zambelli disse que não estava se sentindo bem, resultando no adiamento da sessão.
Não houve decisão sobre sua liberdade ou prisão domiciliar. A defesa argumenta questões de saúde e solicita que aguarde o processo fora da penitenciária feminina de Rebibbia, onde está detida.
Um perito da Justiça italiana avaliará seu estado de saúde, e até essa avaliação, ela permanecerá presa. O processo de extradição pode demorar de um ano e meio a dois anos.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por solicitar a um hacker a invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para emitir um mandado de prisão falso. A sentença também resulta na perda do cargo na Câmara.
Após a condenação, ela fugiu do Brasil e foi presa na Itália em 29 de julho. Zambelli enfrenta ainda outro processo por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, com maioria para condenação entre os ministros.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório