Carlos diz que Moraes usa métodos de Maduro e Ortega ao julgar Bolsonaro
Carlos Bolsonaro critica ministro do STF por prisão de Jair Bolsonaro, comparando-o a líderes autoritários. Ele denuncia a falta de processo legal e alerta para um “processo sofisticado de autoritarismo” no Brasil.
Vereador Carlos Bolsonaro critica atuação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, no caso do ex-presidente Jair Bolsonaro. Publicou nota em seu Instagram nesta 3ª feira (19.ago.2025) comparando Moraes a líderes autoritários como Nicolás Maduro e Daniel Ortega.
Carlos afirma que Jair está há 32 dias em prisão domiciliar, “sem julgamento e sem devido processo legal”. Ele denuncia que as leis estão sendo “rasgadas” e os direitos fundamentais “jogados na lata do lixo”.
Em sua nota, ressaltou:
- “Calar opositores” e “tratar como criminoso quem ousa discordar”.
- “Fabricar narrativas oficiais”, apenas reproduzindo versões do regime.
- “Blindar aliados” e “perseguir adversários” de forma injusta.
- Utilizar a imprensa e o mercado para aparentar normalidade democrática.
Carlos concluiu que o Brasil vive um processo sofisticado de autoritarismo, disfarçado de defesa da democracia. Ele alerta que, se o cenário não mudar, em 2026 não haverá surpresas, apenas a consolidação desse autoritarismo.
O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, sob a batuta de Moraes, que é relator de ações relacionadas à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Para Moraes, não há possibilidade de “recuar um milímetro sequer” devido aos ataques à democracia, afirmando que as medidas são necessárias para preservar a ordem constitucional.