HOME FEEDBACK

Carney deve convocar eleições antecipadas no Canadá para 28 de abril

Mark Carney busca fortalecer sua posição como primeiro-ministro em meio a tensões comerciais com os EUA. Ele deve solicitar a dissolução do Parlamento neste domingo, visando eleições em abril para consolidar seu mandato.

Primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, deve convocar uma eleição nacional em busca de seu próprio mandato.

A decisão vem em meio a uma guerra comercial com os Estados Unidos que abalou os negócios do país.

Carney, de 60 anos, provavelmente pedirá a dissolução do Parlamento no domingo (23) e pode marcar 28 de abril como a data da votação, segundo o “Globe and Mail”.

Ele assumiu como primeiro-ministro em 14 de março, após vencer a liderança do Partido Liberal, no poder desde 2015, e que parecia destinado à derrota antes da renúncia de Justin Trudeau.

Pesquisas apontam uma ligeira liderança do partido, enquanto outras colocam o Partido Conservador, liderado por Pierre Poilievre, em primeiro lugar.

Uma pesquisa recente da Leger Marketing revelou que os eleitores têm uma opinião mais favorável sobre Carney, ex-governador do Banco do Canadá (2008-2013).

Carney assume o governo em um contexto de tensões com os EUA, onde o presidente Donald Trump criticou economicamente o Canadá, impondo altas tarifas sobre produtos canadenses.

Leia mais em valoreconomico