Carta de Ibaneis a Donald Trump é “subserviente”, diz Gleisi
Gleisi Hoffmann critica governador de Brasília por carta a Donald Trump e aponta responsabilidade federal na segurança pública. Ministra também menciona vínculos do ex-secretário de segurança do DF com os atentados de 8 de janeiro.
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou a carta do governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), ao presidente dos EUA, Donald Trump.
A carta foi em resposta a Trump, que chamou Brasília de “capital violenta”.
Gleisi afirmou: "Ao invés de criticar o presidente Lula em sua carta subserviente a Donald Trump, Ibaneis deveria lembrar que a segurança pública de Brasília é financiada pelo governo federal".
Ela citou que, em 2025, o governo federal destinou R$ 25 bilhões ao FCDF (Fundo Constitucional do Distrito Federal), com metade desse valor para salários de policiais.
A ministra também contestou a afirmação de Ibaneis sobre sua política de “centro-direita” e sua oposição ao governo Lula.
Ela ressaltou: "Se o governador quer diferenciar sua política de Lula, é importante lembrar que seu ex-secretário e 7 ex-comandantes da PM são réus na Ação Penal do golpe".