Casa Branca prepara decreto para “esclarecer” tarifas sobre barras de ouro
Ordem executiva da Casa Branca busca esclarecer a taxação das barras de ouro importadas, após surpresa no mercado global. Medida visa reduzir incertezas e evitar impactos negativos para refinadores e investidores.
A Casa Branca emitirá uma ordem executiva para esclarecer as tarifas sobre barras de ouro importadas pelos EUA.
A decisão surge após uma classificação da Alfândega americana, que surpreendeu o mercado ao sujeitar barras de ouro de um quilo e de 100 onças a tarifas.
Na sexta-feira (8), os contratos futuros de ouro nos EUA atingiram níveis recordes, impulsionados pela notícia da taxação.
A decisão contraria as expectativas do setor, que pensava que essas barras estariam isentas, como ocorre com outras formas de ouro.
Fontes da Casa Branca afirmam que a ordem executiva será divulgada em breve para corrigir informações e esclarecer quais produtos serão afetados.
A medida visa reduzir a incerteza no mercado e evitar impactos negativos para refinadores e investidores.
A imposição das tarifas ocorre em um momento delicado para o mercado de commodities, já em alta demanda e preços elevados. A decisão inesperada gerou preocupações, especialmente na Suíça, um polo de refino do metal.
Especialistas acreditam que a ação do governo pode provocar ajustes nas cadeias globais de fornecimento e influenciar a estratégia de investidores em busca de proteção contra a volatilidade econômica.