Castro se reúne com Washington Reis para confirmar exoneração de secretaria do Rio
Governador Cláudio Castro se reúne com Washington Reis para discutir saída do emedebista do governo. A decisão de manter a exoneração reflete os atritos políticos entre Reis e Bacellar, que ambicionam a disputa ao governo em 2026.
Governador Cláudio Castro (PL) e o ex-secretário de Transporte, Washington Reis (MDB) se reuniram no Palácio Guanabara para discutir a saída de Reis do governo.
Reis foi demitido na semana passada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), que estava como governador interino durante a viagem de Castro ao exterior.
Na conversa de quinta-feira (10), Castro afirmou que explicaria os motivos para a exoneração. Apesar das expectativas de volta de Reis à secretaria, o governador decidiu manter a demissão, acompanhando Bacellar.
Bacellar e Reis estão em conflito pelos planos de eleição para 2026. Enquanto Bacellar, apoiado por Castro, visa a governança, Reis tem o suporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de sua inelegibilidade.
Aliados do governador acreditam que Castro é mais dependente de Bacellar e, por isso, manteve a decisão de demitir Reis, mesmo considerando recontratá-lo.
Nos bastidores, a frase "rei morto, rei posto" tem sido repetida, sugerindo que Castro, embora ainda governador, já passou o comando para Bacellar, dificultando uma reversão da exoneração.
A movimentação do União Brasil e do PP em defesa da demissão de Reis também mostra a mudança de forças. Ambos partidos emitiram uma nota conjunta pedindo a manutenção da exoneração.
Castro, Bacellar e Reis ainda não se manifestaram sobre o assunto.