HOME FEEDBACK

Celular Seguro vai mandar mensagens de alerta a celulares roubados mesmo após terem chips trocados

Governo federal implementa notificação de celulares roubados em novos chips. Mensagens alertarão usuários sobre restrições e necessidade de regularização junto às autoridades.

O governo federal começará a notificar, até a próxima sexta-feira, celulares furtados ou roubados que tenham recebido um novo chip, através de mensagem de texto ou WhatsApp. Esta medida faz parte da plataforma Celular Seguro, que bloqueia aparelhos cadastrados em caso de perda ou roubo.

A nova atualização permitirá a suspensão de funcionamento da linha telefônica e aplicativos bancários, além do envio de um alerta ao novo dono do celular, informando que o aparelho é furtado. O programa permite o cadastro de celulares e números pelo site ou aplicativo disponível para iOS e Android.

Usuários podem indicar “pessoas de confiança” para acionar o bloqueio, que é feito pelo IMEI, a identidade internacional de cada celular. A mensagem de alerta será enviada assim que um novo chip for habilitado, com previsão para implementação até o dia 4. O WhatsApp é a opção preferida, mas questões burocráticas ainda precisam ser resolvidas.

A comunicação não terá tom policialesco, mas informará sobre as restrições do aparelho e a necessidade de procurar uma delegacia. Se a pessoa não tiver a nota fiscal, será obrigada a entregar o celular às autoridades.

A atualização do sistema é possível devido ao compartilhamento de dados entre operadoras e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com apoio das autoridades policiais. Um projeto similar no Piauí já resultou na recuperação de mais de 6,2 mil celulares no ano passado.

Desde o lançamento do Celular Seguro em dezembro, há 2,58 milhões de usuários cadastrados e 121,3 mil alertas de bloqueio já registrados. O governo procura expandir o sistema para incluir redes sociais e aplicativos de transporte.

Leia mais em o-globo