HOME FEEDBACK

CEOs acreditam no potencial da IA, mas só 2% estão preparados para usá-la, diz estudo

Pesquisa revela que 82% dos CEOs entendem a IA, mas 74% se sentem inseguros para implementá-la. Apesar do receio, a maioria acredita na necessidade de capacitação e está disposta a expandir o uso da tecnologia nos próximos anos.

A nova pesquisa da Cisco revela a insegurança de líderes empresariais em adotar a inteligência artificial (IA). Feita com 2.503 CEOs globalmente, incluindo 501 da América do Sul, o estudo mostra que 82% afirmam compreender a IA, mas 74% sentem que a falta de conhecimento prejudica decisões estratégicas.

Diogo França, CTO da XP Educação, destaca que a rápida evolução da IA gera receios. Apenas 2% dos CEOs se consideram prontos para implementar a tecnologia. França enfatiza a necessidade de capacitação nas empresas, já que 50% temem perder oportunidades de mercado.

Embora 70% vejam a IA como uma solução para eficiência e inovação, o desafio principal é preparar as lideranças. A pesquisa indica que 61% pretendem treinar suas equipes e 51% investir em upskilling. Contudo, o conhecimento deve vir de cima para baixo, segundo França.

A falta de regulamentação é outra preocupação: 58% acreditam que a desinformação sobre IA pode afetar negativamente os negócios em cinco anos. França adverte sobre os riscos de privacidade e viés algorítmico ao usar IA.

Apesar das incertezas, quatro em cada cinco CEOs planejam expandir o uso da IA, vendo-a como um caminho sem volta. França conclui que a adoção da IA é inevitável e será crucial para a competitividade das empresas.

Leia mais em infomoney