HOME FEEDBACK

Cepal prevê crescimento econômico de 2,2% para a América Latina em 2025

A Cepal prevê um crescimento econômico moderado para a América Latina e Caribe, com destaque para a recuperação de alguns países da América do Sul. No entanto, a comissão alerta para a continuidade do baixo crescimento na região, reflexo de uma década de desafios econômicos.

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) prevê um crescimento econômico de 2,2% para a região em 2025, embora ressalte que a região ainda enfrenta baixo crescimento econômico.

Os dados foram divulgados no relatório anual “Estudo Econômico da América Latina e do Caribe”. As projeções melhoraram em relação à estimativa anterior de 2%, impulsionadas pela recuperação do PIB no primeiro trimestre de 2025.

  • América do Sul: previsão de 2,7% de expansão do PIB, com contribuições da Argentina, Equador, Colômbia e Paraguai.
  • América Central e México: crescimento projetado de apenas 1%, abaixo de 1,8% em 2024, devido à demanda externa fraca, especialmente dos EUA.
  • Caribe (exceto Guiana): crescimento esperado de 1,8% em 2025.

Para 2026, a expectativa é de um crescimento geral de 2,3%.

O relatório destaca uma desaceleração econômica constante, com uma média de apenas 1,2% de crescimento entre 2016 e 2025.

No cenário global, a Cepal observa uma desaceleração generalizada, com um crescimento previsto de 3,3% em 2024 para 3% em 2025, afetado pela contração do PIB dos EUA.

Leia mais em valoreconomico